Notícias

Condutor adicional muda o preço do seguro?

22/09/2016

Muita gente divide o carro com os pais, com o parceiro ou com os irmãos. É comum ver famílias onde todos usam o mesmo carro. Mas é importante lembrar que, quando você fizer o seguro, é preciso avisar quem mais conduzirá o carro.

Antes de mais nada é preciso definir quem dirige o carro com mais frequência. No caso, 70% do tempo, que quer dizer 5 vezes na semana.  Uma vez definido o principal condutor, qualquer um que dirija o veículo desde que seja eventualmente, como por exemplo, aos finais de semana, estará coberto.

Porém, preencha atentamente o perfil para contratação do seguro, pois muitas seguradoras perguntam se deseja estender cobertura para jovens entre 18 e 25 anos. Se o principal condutor listado na apólice for mais velho e tiver um jovem que dirija o veículo mesmo que eventualmente, esta pergunta deve ser preenchida com “sim”, caso contrário, a cobertura para condutores eventuais estará garantida apenas para pessoas acima de 26 anos.

Entretanto há algumas poucas seguradoras que perguntam além do principal condutor, todos os possíveis condutores do veículo. Neste caso, todos deverão ser listados por mais que o outro condutor pegue o carro de vez em quando, como, por exemplo, uma vez por semana. No momento em que for feito o seguro é necessário informar que ele será um condutor habitual. Caso o carro seja roubado, furtado ou sofra alguma colisão quando o condutor não cadastrado estiver dirigindo, a seguradora pode não cobrir o seguro.  Dessa forma, o nome do condutor também será adicionado na apólice e ele poderá desfrutar dos benefícios do contrato.

Como o valor do seguro varia de acordo com o perfil da pessoa que dirige, o preço ficará um pouco mais caro quando for adicionado o condutor habitual. Por exemplo, ao acrescentar um adulto com mais de 25 anos, provavelmente será um custo menor do que adicionar o filho que tenha 18 anos, já que jovens geralmente oferecem risco maior. Essa diferença é devido ao tempo de experiência de pessoas mais velhas ao volante, pois elas apresentam menor probabilidade de acidente, seguro as pesquisas de risco das seguradoras.

Algumas pessoas tentam burlar essa regra para não pagar mais caro, mas acabam saindo no prejuízo caso ocorra um sinistro. Por isso, preencha atentamente e verdadeiramente o formulário de contrato e sempre verifique o que está escrito na apólice.

Para saber qual seria o preço do seu seguro com um condutor adicionar, faça uma cotação conosco.